top of page
  • Foto do escritorOdan't

Obesidade Infantil: como prevenir e reverter?

No Brasil, uma em cada três crianças estão com excesso de peso (sobrepeso ou obesidade).


O consumo excessivo de açúcar, gorduras saturadas, processados e ultraprocessados, a propaganda de alimentos não saudáveis direcionadas ao público infantojuvenil e a inatividade física são alguns dos fatores que preocupam atualmente organizações nacionais e internacionais quanto ao aumento da obesidade.


Prevenir e reverter o excesso de peso em crianças e adolescentes é fundamental por vários motivos: ​

  • Ganhar excesso de peso na infância e na adolescência pode levar ao sobrepeso e à obesidade ao longo da vida; ​

  • O excesso de peso na infância e na adolescência está associado a um maior risco e início precoce de doenças crônicas, como o diabetes tipo 2; ​

  • A obesidade na infância e adolescência tem consequências psicossociais adversas e reduz o nível de escolaridade; ​

  • Crianças e adolescentes são mais suscetíveis ao marketing de alimentos do que adultos, o que torna necessária a redução da exposição das crianças a alimentos obesogênicos.


Dicas da nutricionista do HCor para incentivar hábitos saudáveis aos pequenos


Alimentos coloridos: Aposte em cores variadas para tornar o prato mais atraente. A apresentação dos alimentos é uma das formas de aumentar o apetite da criança.


Transforme em brincadeira: Envolva a criança na escolha e no preparo dos alimentos, e transforme isso em algo atraente para ela. Além de conhecer mais sobre os alimentos e suas funções no organismo. Exemplo: Leve a criança ao sacolão, mercado e feira para ajudá-la nas compras de frutas, verduras e legumes, permitindo que ela mostre as suas preferências.


Refeição em família: É importante que os pais façam as refeições junto de seus filhos. A criança observa tudo que os pais estão fazendo e tenta copiar. Não adianta fazer a criança comer algo que você mesmo não consome.


Importância da alimentação: Na medida do possível, explique para a criança a função dos alimentos, bem como a importância de cada grupo alimentar.


Insistir com as novidades: Sempre que possível introduza novos alimentos nas refeições dos pequenos. Nem sempre a criança concorda em comer uma preparação que lhe é oferecida pela primeira vez, mas é importante insistir e explicar a importância dos nutrientes presentes para a saúde.


Autonomia: Deixar a criança controlar o quanto comer. Não forçar! Respeite a sensação de saciedade da criança. Mas atenção! Fique de olho nas quantidades consumidas, pois o excesso é o grande vilão da obesidade.


Respeito: Respeite a decisão da criança se ela não quiser comer naquele momento, mais tarde ela irá procurar você para se alimentar. Nessa hora ofereça sempre que possível preparações saudáveis.


Fonte: NCD Risk Factor Collaboration. The Lancet, v.390, p.2627–42, 2017.Simmonds et al. Obes rev, n.17, v.2, p.95-107, 2015.Ministério da Saúde. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), 2018.


Sociedade Brasileira de Cardiologia - Coração Alerta

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page