top of page
  • Foto do escritorOdan't

Bebida Alcoólica e Diabetes

A ingestão de bebidas alcoólicas por indivíduos com diabetes pode acarretar tanto em hipoglicemia como em hiperglicemia.


A hipoglicemia ocorre porque, se ingerido em jejum, o álcool inibe a liberação hepática da glicose (gliconeogênese), por bloquear a captação de precursores (piruvato, oxaloacetato e glicerol-fosfato) pelo hepatócito e a oxidação de lactato e glutamato pelo fígado.


Assim, além da restrição feita a menores de 18 anos de idade, gestantes, lactantes e pacientes com pancreatite, hipertrigliceridemia e/ou neuropatia diabética, é importante ressaltarmos que o etanol interfere também na ação dos antidiabéticos orais, dificultando a retirada da hipoglicemia.


É importante salientar que o álcool não deve ser consumido por quem também utiliza glibenclamida, biguanidas ou sulfonilureias porque estes medicamentos podem acarretar em hipoglicemia grave, elevando o risco de acidose láctica e ocasionando taquicardia, respectivamente.


Devido ao exposto, alguns cuidados são necessários antes do indivíduo com diabetes consumir bebidas alcoólicas:

1º) Evitar beber em jejum: sempre consumir a bebida alcoólica juntamente com uma refeição (ex: almoço ou jantar/lanche);

2º) Evitar consumir bebidas alcoólicas caso esteja em hipoglicemia (<70mg/dL);

3º) Não ultrapassar 1 dose/dia para mulheres e 2 doses/dia para homens, sendo uma dose definida como 360mL de cerveja, 1 taça de 150mL de vinho ou 45 mL de bebida destilada.

Enfatizamos ainda que o álcool tem calorias (1g de etanol =7 kcal). Assim, posteriormente à hipoglicemia a ingestão da bebida alcoólica acarretará em hiperglicemia. Por isso, o consumo deve ser realizado com moderação e responsabilidade.


Sociedade Brasileira de Diabetes - Dra. Débora Lopes Souto - Membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page