top of page
  • Foto do escritorOdan't

Xixi na cama. Entenda as causas

No Dia Mundial da Enurese, celebrado este ano no dia 31 de maio, Sociedade Brasileira de Urologia aborda tema que afeta 15% das crianças até cinco anos e pode ter piorado durante a pandemia

  • O que é enurese? A enurese é definida como perda involuntária de urina durante o sono em crianças com mais de cinco anos. Fazer xixi na cama é uma situação que acomete mais meninos do que meninas e gera muitos transtornos, tanto para a criança quanto para a família.


  • Há tipos diferentes de manifestação da enurese? Sim. A enurese pode ser classificada como primária ou secundária. No primeiro grupo, estão as crianças que nunca conseguiram deixar de usar fraldas durante a noite. No segundo grupo, estão aquelas que pararam de usar fraldas, mas depois de algum tempo voltaram a fazer xixi na cama.


  • A enurese é um problema comportamental, orgânico ou genético? Há diferentes hipóteses possíveis para justificar esse problema. Por exemplo, antigamente, a enurese era considerada uma alteração de comportamento da criança, que muitas vezes era submetida a castigos e punições. No entanto, atualmente, sabe-se que fazer xixi na cama não é “culpa” da criança. São alterações orgânicas e hormonais que justificam esse problema. Por outro lado, crianças que têm pais ou parentes próximos que foram enuréticos têm mais probabilidade de fazer xixi na cama, o que caracteriza, em muitos casos, a origem genética do problema.


  • Há outras situações que podem estar relacionadas à enurese? Sim, existem outras situações clínicas que podem encontrar na enurese sua primeira manifestação sintomática. A diabetes, as disfunções miccionais e doença renal crônica são algumas delas. Alterações psicológicas também podem levar ao aparecimento da enurese, como a separação dos pais, perda de parentes próximos ou mesmo troca de escola. Quem não conhece uma criança que voltou a fazer xixi depois do nascimento de um irmãozinho?


  • Há tratamento para esse problema? Sim. A enurese tem tratamento com abordagens diversas, desde o treinamento usando alarmes de cabeceira, até medicações que vão atuar na produção urinária noturna. No entanto, não se esqueça: apenas um médico poderá fazer o melhor diagnóstico e prescrever um tratamento para cada paciente, inclusive crianças ou adolescentes. Se tem outras dúvidas sobre o assunto, não deixe de falar com seu pediatra. Ele certamente poderá ajudá-lo.


  • A enurese tem cura? Sim. Nenhuma criança precisa continuar enurética. Atualmente, existem tratamentos adequados que levam ao controle do problema. Inicia-se com a avaliação criteriosa de cada caso e, com a ajuda de um nefrologista pediátrico, poderá ser escolhido o melhor tratamento para cada paciente.



Com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria

12 visualizações0 comentário
bottom of page