top of page
  • Foto do escritorOdan't

Sístole e Diástole. Entenda a pressão arterial

Qual número de pressão arterial é mais importante?


Essa pergunta surge com frequência, talvez porque os pacientes tendem a prestar mais atenção ao número superior (primeiro), conhecido como pressão sistólica.


Ele reflete a quantidade de pressão dentro das artérias conforme o coração se contrai.


O número inferior (segundo), pressão diastólica, é sempre menor, pois reflete a pressão dentro das artérias durante a fase de repouso entre os batimentos cardíacos.


Acontece que tanto a pressão arterial sistólica quanto a diastólica são importantes.





De acordo com as diretrizes mais recentes, você tem o que é chamado de pressão arterial elevada quando:


Classificação da pressão arterial em adultos – quando as pressões sistólica e diastólica de um indivíduo são classificadas em diferentes categorias, a mais alta é utilizada para classificar sua pressão arterial. A pressão arterial ideal para a minimização do risco de problemas cardiovasculares situa-se abaixo de 120/80 mmHg.


Para a maioria da população, a pressão arterial deve estar abaixo de 140 e/ou 90mmHg, exceto para os diabéticos ( < 130/85 mmHg) e renais crônicos (indo até < 120/75 mmHg).



A idade:


Conforme você envelhece, suas artérias tendem a se tornar menos elásticas. O sangue que flui pelas artérias sob alta pressão pode danificar o revestimento interno desses vasos, acelerando o acúmulo de placas de gordura. Isso enrijece e estreita ainda mais as artérias, uma condição conhecida como aterosclerose.


Como o mesmo volume de sangue precisa passar por uma área menor, a pressão sistólica tende a aumentar, enquanto a pressão diastólica permanece a mesma ou diminui gradualmente com o tempo. Em algumas pessoas com hipertensão sistólica isolada, a leitura da pressão diastólica pode cair na faixa etária de 40 ou até 50 anos.


A maioria dos estudos mostram um maior risco de doenças cardiovasculares (especialmente acidentes vasculares cerebrais) relacionados à alta pressão sistólica em oposição à pressão diastólica elevada.


Mas em 2019, um estudo de oito anos envolvendo mais de 1,3 milhão de adultos descobriu que, embora a pressão sistólica elevada tivesse um efeito maior nos resultados cardíacos, as leituras diastólicas altas também afetavam o risco cardiovascular, independentemente da leitura sistólica.


Para garantir leituras precisas ao verificar sua pressão arterial em casa, sente-se confortavelmente com as costas apoiadas, os pés apoiados no chão e o braço apoiado em uma mesa com a palma da mão voltada para cima. Se necessário, apoie o braço com um travesseiro de modo que o cotovelo fique na altura do coração.



Fontes: Harvard Health e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page