top of page
  • Foto do escritorOdan't

Sou diabético. Preciso fazer avaliação antes de começar a me exercitar?

Esta é uma excelente pergunta. Uma pergunta muito frequente e que, infelizmente, não tem uma resposta fácil! Mas, vamos lá...


Em linhas gerais a resposta seria: NÃO.

Isso porque, provavelmente a intensidade com a qual você vai fazer exercício não é alta o suficiente para que você tenha um problema grave durante a prática esportiva. Em outras palavras: dificilmente uma pessoa com diabetes vai ter um infarto se começar a caminhar 3 x por semana (30 minutos por sessão).


Além disso, sabemos que, se dissermos “SIM, todas as pessoas com diabetes precisam obrigatoriamente de um teste de esforço antes de serem autorizadas a fazer exercício” estaríamos colocando um obstáculo a mais no caminho para uma vida mais saudável.

A equipe de saúde não deve ser um entrave adicional. Devemos descomplicar as coisas ao invés de complicar. Isso porque o sedentarismo é um problema certamente maior do que o risco de se ter um infarto ao se exercitar.


Por outro lado, não podemos ser inconsequentes e colocar em risco a saúde da população. Sendo assim, a resposta mais correta seria: DEPENDE. Depende se você já fazia exercício antes ou se é totalmente sedentário.

Depende se você tem diabetes tipo 1 ou tipo 2. Depende se você tem ou não alguma doença associada ao diabetes (ex: hipertensão, asma ou artrose). Depende se você já teve um derrame ou um infarto previamente.


Depende se você tem alguma complicação do diabetes já instituída (ex: retinopatia diabética, neuropatia diabética ou doença renal). Depende se você já teve algum sintoma de doença cardíaca durante a prática esportiva ou quando faz algum tipo de esforço (ex: dor no peito, falta de ar, palpitações etc).


Pois é... complicado não é mesmo? Até para a equipe de saúde é complexo. Acredite! Muitas das vezes nós mesmos ficamos em dúvida. Portanto, vamos fazer o seguinte: na tabela a seguir apresentamos as principais indicações para um teste de esforço antes do início do exercício em alguém com diabetes. Se você cair em alguma das categorias desta lista é MUITO importante que você consulte o seu médico antes de começar a se exercitar! Vejamos então:


Indicações de Avaliação Médica antes do início do exercício em praticantes com diabetes segundo a diretriz da SBD de 2015-2016:


  • Idade > 35 anos

  • Idade > 25 anos com mais de 10 anos de diabetes tipo 1 ou mais de 15 anos de diabetes tipo 2

  • Presença associada de hipertensão, colesterol elevado ou tabagismo

  • Suspeita de infarto, derrame ou problemas na circulação das pernas

  • Neuropatia, Retinopatia ou Doença renal



CONTRAINDICAÇÕES Atenção! Leia com atenção esta sessão! Abaixo estão listadas algumas das principais contraindicações ao exercício em pessoas com diabetes. Portanto, se você se enquadra em alguma delas só comece a se exercitar após uma consulta com o seu médico. Existem ainda outras situações que não estão nesta lista e que tb contra-indicam a atividade física. Portanto, havendo dúvida, consulte seu endocrinologista!


  • Hipertensão descontrolada

  • Retinopatia proliferativa não tratada

  • Neuropatia

  • História prévia de úlcera nos pés

*Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Cardiologia


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page