top of page
  • Foto do escritorOdan't

DOR NO PEITO AO FAZER EXERCÍCIOS É UM SINAL DE ALERTA

Atividade deve ser interrompida em casos de dores no peito


Fazer atividades físicas melhora a qualidade de vida e previne doenças, inclusive as do coração, sempre martelamos por aqui. Mas durante os exercícios, alguns praticantes podem sentir dores no peito ou na região torácica. A intensidade varia em cada pessoa e grande parte não sabe se são uma reação normal do nosso corpo ao esforço.


Essa dor no peito é conhecida como angina, que se manifesta pela redução do fluxo de sangue, prejudicando o funcionamento do coração. “Ocorre a obstrução parcial das artérias cardíacas. Junto com a dor, costuma haver sintomas como falta de ar ou respiração mais ofegante, enjoo, vômitos, palidez e suor excessivo ou frio”, aponta a Dra. Flávia S. Mothé, especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).


Os sintomas de angina podem ser diferentes pincipalmente nas mulheres, pacientes com diabetes e pessoas mais idosas. Em vez da típica dor no peito, sentem-se cansaço inexplicável e dor abdominal.


É um erro comum achar que a dor no peito é consequência da falta de preparo. “A falta de condicionamento físico não gera dor no peito, e sim falta de ar aos esforços”, afirma a Dra. Flávia Mothé.


Não considere essa dor um efeito normal. Deve-se interromper imediatamente o exercício ao sentir tal sintoma. “Quando a dor é frequente, pode indicar doença aterosclerótica (acúmulo de placas de gordura nas artérias), que oferece risco de evoluir para infarto do miocárdio”, explica o Dr. Henrique Tria Bianco, diretor do Departamento de Aterosclerose da SBC.


Recomenda-se uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física, em especial àqueles com diagnóstico de pressão alta, diabetes, colesterol elevado e tabagistas. Todos são fatores de risco para doenças cardiovasculares.


Em geral, os exames solicitados incluem teste ergométrico, eletrocardiograma e ecocardiograma. Não desista da atividade física, somente procure orientação para realiza-la de forma segura.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page