top of page
  • Foto do escritorOdan't

A Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia adverte: o som intenso provoca perda de audição

A exposição a sons intensos é a segunda causa mais comum de deficiência auditiva.


Muito se pode fazer para prevenir a perda auditiva induzida por ruído, mas pouco pode ser feito para reverter os danos que ela causa. Algumas vezes, uma simples e única exposição a um som muito intenso pode ser suficiente para levar a um dano auditivo irreversível. Isso ocorre porque o som de alta intensidade lesa as células sensoriais auditivas, causando perda auditiva proporcional ao dano gerado, podendo levar a zumbidos e distorção sonora.


Os sintomas iniciais da perda auditiva induzida por ruído são sutis, começando, na maioria dos casos, pelas frequências agudas. Consequentemente muitos indivíduos não percebem que apresentam uma perda auditiva induzida por ruído, pois todas as outras frequências sonoras estão dentro da normalidade, e continuam se expondo a ele por falta de orientação ou conhecimento.


Ao contrário do que muitos imaginam, a exposição a sons intensos não atinge somente profissionais que trabalham em locais com elevado nível de ruído, como indústrias ou aeroportos, mas pode acontecer numa variedade de situações, que são muito frequentes no dia-a-dia da maioria das pessoas.


Para se ter uma ideia comparativa da intensidade sonora de algumas situações/ambientes, colocamos na tabela abaixo alguns sons ambientais aos quais nos expomos habitualmente:

Exemplos de níveis sonoros associados a fontes de ruídos contínuos





Como se pode notar na tabela acima, a exposição a sons intensos ocorre com muito mais frequência do que se imagina. Além disso, apenas um único som acima de 100dB pode lesar irreversivelmente as células sensoriais de pessoas suscetíveis. Essa intensidade sonora é facilmente atingida em cinemas, danceterias, shows musicais, comemorações com fogos de artifício, que fazem parte dos hábitos comuns da vida cotidiana. A exposição cotidiana acima de 80dB demanda medidas de prevenção de perda auditiva induzida por ruído, tais como o uso de protetores auditivos.


Algumas dicas podem ser seguidas para saber se você está ou esteve em um ambiente com intensidade sonora potencialmente lesiva à sua audição: se há necessidade de gritar em um determinado ambiente para se fazer ouvir; se zumbidos ocorrem após exposição a um som intenso se a sensação de ouvidos cheios ou de diminuição de audição aparece após a exposição sonora. Portanto, se você já experimentou essa situação ou está exposto habitualmente a sons intensos, a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (SBORL) recomenda que procure um médico otorrinolaringologista para avaliação e acompanhamento de sua saúde auditiva.


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

10 visualizações0 comentário
bottom of page